"Um homem precisa viajar. Por sua conta, não por meio de histórias, imagens, livros ou TV. Precisa viajar por si, com seus olhos e pés, para entender o que é seu. Para, um dia, plantar as suas árvores e dar-lhes valor. Conhecer o frio para desfrutar o calor. E o oposto. Sentir a distância e o desabrigo para estar bem sob o próprio teto. Um homem precisa viajar para lugares que não conhece para quebrar essa arrogância que nos faz ver o mundo como o imaginamos e não, simplesmente, como é ou pode ser; que nos faz professores e doutores do que não vimos, quando deveríamos ser alunos e simplesmente ir ver”. Amyr Klink

quarta-feira, 8 de janeiro de 2014

EXPEDIÇÃO RAPA NUI - AHU URA URANGA TE MAHINA, AHU TE PITO KURA, ANAKENA

Ficamos sabendo lá na ilha que, durante uma grande guerra entre as tribos, os moais de cada aldeia foram todos destruídos pelas tribos rivais. Como eles representavam a proteção da aldeia, eram o primeiro alvo dos ataques, como o Ahu Ura Uranga Te Mahina.

Chega a ser meio triste ver os moais destruídos depois de tanto trabalho!


Ahu Ura Uranga Te Mahina destruído



Ali perto, há uma pedra enorme e perfeitamente redonda. É uma pedra vulcânica e, assim como todas elas, magnética. A diferença é que essa tem propriedades magnéticas mais fortes que a maioria das outras. É o umbigo do mundo.


Umbigo do mundo


As pedras menores foram colocadas ao redor do umbigo do mundo para marcar os pontos cardeais.
O magnetismo é tanto que, ao passar um relógio de ponteiros por cima dela, os ponteiros ficam loucos!




O povo Rapa Nui acreditava que esta pedra tinha poderes mágicos. Muitas pessoas, principalmente mulheres, iam até ela fazer pedidos relacionados a casamento e fertilidade.

Seguindo para o norte, visitamos a única praia da ilha, a praia de Anakena, que foi onde os europeus desembarcaram, em 1722.

A praia é bem pequena em comprimento, não chega a 1km, mas tem uma faixa bem larga de areia e uma área gramada, com alguns quiosques e até um camelôzinho!



Camelô em Anakena




E não poderia faltar, é claro, um Ahu lindo na praia! Por sinal, um dos mais preservados, por causa da proteção natural da areia.






Praia de Anakena



 

Nenhum comentário:

Postar um comentário